Dona Ligeirinha

Antes da chegada
Eu disse-lhe ao ouvido
Esse teu amigo mais parece teu amor
Nem todo o caixeiro
É para andar contigo
Larga lá o osso
Ó fidalgo roedor
Haja algum bom senso
Dona Ligeirinha
Olhe que o comércio afugenta muita gente
Antes da chegada
Ouça o que eu lhe digo
Escolha o bom caminho
Que é para o rosto andar contente

Pra largar o que a mamã levou à perna
Quer agora imitar o seu bom pai, ó ai
Tanto orgulho numa só mulher moderna, ó ai
Que ora corre
Ora cai.


Informações:
Disponível no álbum Virou! (2009). 
Disponível no EP Dona Ligeirinha (2009).
Letra: Jorge Cruz. 
Música arranjada por Diabo na Cruz a partir de canção de Jorge Cruz. 
Produzido por Jorge Cruz. 
Co-produzido por B Fachada e Nelson Carvalho. 
Misturado e masterizado por Nelson Carvalho. 

Curiosidades:
• Quem é esta Dona Ligeirinha? Jorge Cruz responde: «Não é ninguém em especial. É uma mulher moderna que usa roupas de minhota e que não gosta de homens que lhe encham o juízo. É por isso que nós lhe chateamos o juízo.»

• Jorge Cruz: «Digamos que a Dona Ligeirinha é um piscar de olho à mulher moderna portuguesa. De há uns anos para cá, a mulher alcançou no mundo uma capacidade de se afirmar e Portugal não é excepção. Esse é o lado moralista da canção. Depois há o lado mais lúdico, que brinca com uma senhora que leva as coisas com ligeireza demais. E às vezes nós homens sofremos um pouco com a modernidade das mulheres.»

• Jorge Cruz: «Dona Ligeirinha ou Os Loucos Estão Certos são músicas antigas pelas quais nós temos de ter o máximo respeito de cada vez que as tocamos, às vezes até parece que estamos a tocá-las mal, ficamos meio na dúvida. Elas afirmam-se de uma forma que vai para além de nós, e em nós quem manda são as canções.»

• Numa entrevista em 2016, Jorge Cruz disse: «Eu penso que Dona Ligeirinha já esteve mais em baixa no concerto. Houve alturas em que parecia um bocadinho a música que nós menos gostávamos de tocar, principalmente alguns da banda. E agora não sei, tem a ver com o “sítio” onde ela está. Às vezes, os alinhamentos também são muito importantes para uma música se destacar. Ela vem entre o Saias e o Vida de Estrada, que são músicas próximas na linguagem. Um bocadinho mais complexas que Dona Ligeirinha. O que acontece com Dona Ligeirinha é que é simples, é uma música muito “simplesinha” mas, se formos falar sobre a música, o que é que eu acho sobre ela, tenho imenso respeito, porque a música abriu tudo para nós. Sem ela não tínhamos tido a projeção que tivemos logo no início entre as pessoas.»

Comentários:
 «'Dona Ligeirinha' tem condições para ser uma nova 'Vida de Marinheiro'.» Manuel Halpern, Jornal de Letras